É momento de viver mudanças extraordinárias no mercado de beleza, por amor ou pela dor, em especial pela revolução digital que vivemos e a consequente mudança de comportamento de consumidores, muito mais investigativos, curiosos, seletivos e exigentes.

MUDAR POR AMOR: Quando você deseja a mudança, anseia pelo novo, está em aprendizado contínuo, à frente do seu tempo, fugindo de rotinas, sempre em movimento. É ter foco nos resultados e não se intimidar pelo caminho a percorrer para atingir seus objetivos. Quando você vibra à cada novidade que o cenário externo te apresenta.

MUDAR PELA DOR: Quando as ameaças ou oportunidades externas te obrigam a mudar; situações de revolução que mudam o cenário profissional ou social no qual você está inserido. Quando você está preso à conceitos do passado, com base em experiências que deram certo em outros tempos e há uma zona de conforto na rotina assumida por você.

O desafio é cada vez maior, com forte concorrência entre salões de beleza, profissionais autônomos atendendo em domicílio, o surgimento dos aplicativos de beleza e o crescimento de empresas segmentadas, como é o caso das que fazem apenas produção de noivas, as barbearias e esmalterias, por exemplo.

Os microempreendedores crescem cada vez mais, seja pela oportunidade do mercado de prestação de serviços ou encurralados pelo desemprego que atinge milhões de brasileiros. Fala-se muito em um segmento que anda na contramão de crises porque é um setor que recebe cada vez mais profissionais e empresas para atender à demanda de público que segue necessitando de serviços de beleza.

Mas, o que o seu público busca, você tem para entregar? Essa na verdade é a minha segunda pergunta pra você, não a responda agora; a primeira pergunta é: Qual é o seu público alvo?

Muitos profissionais e gestores da beleza não sabem responder à essa pergunta; simplesmente focam em colocar a mão na massa, aprender na prática, muitos autodidatas, e passar a vida frequentando cursos de especialização para aprender, aprender, aprender. Mas tudo isso PARA QUEM?

Na prática, muitos acabam frustrados pelo baixo retorno que têm, com agendas cada vez mais escassas, principalmente após o advento das mídias sociais, e atuando com descontos para conquistar clientes, cobrando menos, trabalhando mais (ou nem isso, já que não atrai e nem fideliza clientes). “Essa conta não fecha”, como diz a inspiradora Cris Arcangeli, empresária de sucesso.

É fato: Vivemos um tempo de grandes mudanças. E não vai parar por aí! Para você sobreviver e prosperar, é preciso gerenciar com sucesso as transformações que ocorrem em uma velocidade cada vez maior. Uma qualificada gestão de mudanças aumenta a probabilidade de sucesso.

Não adianta mudar apenas estrutura, processos, métodos, técnicas, estratégias.

São as pessoas que tornam essas mudanças reais quando aceitam e se envolvem, com a compreensão clara dos resultados positivos que advém desse reposicionamento. Quanto melhor aplicada essa gestão de mudanças, maior a probabilidade de alcance dos objetivos, o que é excelente para a empresa e para o profissional parceiro ou funcionário.

A sua habilidade de se adaptar a mudanças é uma VANTAGEM COMPETITIVA no mercado de beleza. Gestão de Mudanças é a aplicação de um processo estruturado e de um conjunto de ferramentas para liderar o lado humano da mudança para atingir um resultado de negócio desejado.

É um processo, ao mesmo tempo que é uma competência. Você pode não ter nascido sabendo, não ter a mesma habilidade que outros tem, não ser flexível à ponto de se sentir confortável com mudanças. Mas é uma competência possível para você, desde que seja desenvolvida.

Gestão de mudanças para indivíduos tem relação com o desenvolvimento pessoal e profissional para atingir o sucesso. Ela pode ser necessária na execução de um projeto específico. E para as empresas é fundamental, sendo que uma gestão de mudanças qualificada apoia os colaboradores a abraçar a causa, agindo em prol dos objetivos da organização.

E, pra você que é um colaborador, funcionário ou parceiro, de empresa da beleza, não se sinta manipulado nesse processo. Sinceramente, desenvolva em você a competência de gestão de mudança; isso não é habilidade de gestor somente. Todas as suas atitudes impactarão na sua carreira; as atitudes inovadoras e eficazes te levam ao próximo nível.

Qual destino você traçou para a sua carreira ou empresa? O objetivo influencia o caminho, as atitudes que dia a dia você precisa tomar para atingir o resultado desejado.

Passo 1: Ter consciência da importância da gestão de mudanças.

Passo 2: Desejar mudar, apoiar e participar da mudança.

Passo 3: Adquirir conhecimentos, ser estimulado a mudar.

O processo de coaching e mentoria apoia esse processo, despertando essa sua consciência, fazendo você se sentir confortável com mudanças e te conduzindo através de planejamento, estratégias e técnicas que te levam do seu estado atual para o estado desejado.

Por Gleyce Persil

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