Não é recente o fato de estarmos em um período economicamente instável em nosso país e isso afeta a todos de maneira indistinta. Por esse motivo, nos pegamos muitas vezes com medo de investir ou até mesmo nos perguntando se o mercado se manterá, o quão isso o abala e até se acabaremos fechando as portas.

Ainda que esse quadro, de modo geral seja preocupante, há exceções que de tão positivas até assustam. Sim, o mercado de noivas tem se mantido aquecido alheio à crise. Os brasileiros desembolsaram R$ 17 bilhões com eventos sociais, de acordo com dados mais recentes da Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta), divulgados em 2017, no site da Revista Exame.

Ainda de acordo com a Associação Brasileira de Empresas e Eventos (ABEOC), o segmento cresce, em média, 14% ao ano. Assim, a quantidade de casamentos passa de um milhão ao ano e os gastos com cerimônia aumentam por volta de 10,4%. Indo além, entre os anos de 2013 e 2017, o crescimento foi de 25%. Para se ter uma ideia, só na cidade de São Paulo, 74 mil casamentos movimentaram 1,4 bilhão de reais no ano. E o investimento não é baixo, passando muitas vezes dos R$ 100 mil.

Mas isso não quer dizer que devemos ficar confortáveis, muito pelo contrário. Além das mudanças econômicas, precisamos acompanhar as mudanças do público consumidor e antecipar as melhores táticas para o ano seguinte a fim de evitar escorregões. Pensando nisso, separei 5 apostas indispensáveis para fazer do próximo ano o mais lucrativo para você. Acompanhe.

  1. Programe-se:

Começamos com esse tópico que pode até parecer óbvio, mas, ainda que saibamos disso, não adianta ter a informação e não agir sobre ela, então programe-se. O mercado gira de janeiro a janeiro, mas há meses onde a demanda é maior, como no já conhecido mês das noivas, maio, ou mesmo em setembro que também é um mês de muitos casamentos.

Sabendo disso, procure organizar sua equipe com antecedência para os meses mais disputados, os materiais que você precisa em maior número para essas épocas e até mesmo as suas redes sociais, de maneira a demonstrar o valor desses momentos. Lembrando também que em meio a meses de alta entrega de serviços, é preciso manter as vendas aquecidas para os demais períodos.

Bônus: use esses períodos antes do esquenta do mercado para oferecer descontos ou promoções para aquelas que fecharem contrato com bastante antecedência, assim você garante agendamentos, além de trazer dinheiro ao caixa nos tempos mais frios que vem antes das altas. O único alerta aqui é para o controle de caixa. Lembre-se que você terá despesas no momento de executar esses contratos.

  1. Invista: 

Mesmo que estejamos em um momento ainda economicamente delicado, o setor continua aquecido como bem mostrou os dados no início do artigo, sendo um bom momento para investir em seu negócio, inclusive em educação, através de Cursos e Mentorias para melhorar sua performance, assim como em produtos de extrema qualidade. É muito importante que você esteja preparado para inovações e desafios, se mantendo atualizado e bem instruído sempre.

  1. Redes sociais precisam de atenção!

Não é de hoje que toco na tecla da necessidade de uma presença digital realmente presente e bem feita. Além de ser indispensável estar conectado aos seus clientes, promovendo os seus serviços e criando uma audiência engajada e atenta. Isso te dará uma série de dados que te ajudarão a entender melhor a sua cliente ideal e as suas necessidades

Bônus: entregue conteúdo relevante para o seu público, como textos com dicas e abordagens que mostrem que você tem segurança no que está passando, sendo um profissional de referência.

  1. Não faça apenas propaganda, entregue desejo

Quando pensamos em casamentos logo surgem dezenas de imagens de noivas belíssimas em nossa mente, suscitando muitas vezes o desejo de fazer parte daquilo, independente do seu gênero ou idade.

Todo o universo das noivas é rico em belezas que podem ser retratadas, principalmente em imagens, então use desse fator para entregar aos seus futuros clientes um pouco do que os espera, seja através de fotografias ou vídeos.

Aqui não falo de bastidores, mas sim de produções bem feitas que façam as pessoas desejarem fazer parte daquilo também. Você não precisa necessariamente divulgar sua marca ou serviço de maneira explícita; o simples fato desse material fazer parte do seu portfólio ou rede social, por exemplo, já mostra aos clientes o que os espera ao lhe contratar.

E, seguindo a ideia das mudanças de consumo do público…

  1. Tenha um diferencial que gere a sensação de exclusividade

Em tempos de excesso de informações, ofertas e acesso, todos nós procuramos algo que nos destaque, então imagine isso elevado à décima potência quando pensamos em tudo que envolve um casamento.

Esse é um dos motivos do crescimento e consolidação de uma tendência que seguirá crescendo em 2020 que são os serviços exclusivos, muitas vezes oferecidos a domicílio, como é o caso dos profissionais da beleza, cabeleireiros e maquiadores, que atuam com penteados e maquiagens para o Dia da Noiva. Em busca de uma experiência muito única e exclusiva, muitos noivos inclusive saem da cidade para viver esse momento no litoral, em um sítio ou até mesmo outro país.

Então procure trazer para a sua ideia algo que dê aos seus clientes essa sensação, investindo muitas vezes mais na experiência do que financeiramente, por assim dizer. Se atente aos hábitos e interesses do seu público para poder chegar a esse diferencial.

Uma grande sacada para o próximo ano, como você deve ter notado nas 5 apostas é se atentar ao máximo aos novos hábitos de consumo dos seus clientes e se manter próximo a eles. E assim como suas clientes farão, procure aumentar sua proximidade aos profissionais e estudos do mercado, se mantendo atualizado.

Aproveite essas dicas e comece hoje a investir no sucesso do seu negócio.

 

Até.

Compartilhe!